No dia 13 de setembro de 2006, recebemos a Sra. Micheline Flak, presidente da RYE France, para uma palestra especial sobre "A mudança do conceito de Yóga no mundo ocidental".

Micheline explicou que o  RYE (Research on Yoga Education) [Pesquisa sobre Yoga na educação], foi criado por professores para professores e nas ceu da união entre a centenária Yoga e a Educação Nacional. Foi a melhor resposta para uma necessidade coletiva. Dentro de um sistema de ensino altamente intelectualizado, o RYE traz técnicas para o bem estar dos estudantes. Essas técnicas levam em conta  a estreita interdependência entre corpo e mente.

Sendo que Yoga significa união, o objetivo do RYE é a harmonia equilibrada de emoções, necessidades físicas e desejos profundos.

O primeiro objetivo, logicamente, é o bem estar tanto do aluno quanto do professor, sem jamais negligenciar a qualidade de aprendizado.

Segundo a profa. Micheline, a experiência do aprendizado pode ser alegre e produzir a harmonização das energias da criança, uma harmonia para a qual o yoga nos conduz, produzindo entusiasmo e motivação.

Deve-se levar atenção não somente para o cumprimento do programa curricular, mas para desenvolver a memória da criança. "Sempre dizemos para as crianças: 'Prestem atenção, agora!' mas não as ensinamos a se concentrar e esta é uma coisa que eles precisam muito, em um mundo no qual estão cercadas por todo tipo de distrações."

A fim de facilitar a atenção e concentração, os professores que conhecem as técnicas RYE podem introduzi-las em suas aulas, através de pequenas práticas de yoga adaptadas ao contexto da aula, com os alunos sentados ou de pé, entre suas mesas e cadeiras.

Micheline afirmou ainda que os ocidentais conhecem e praticam yoga, muitas vezes sem ter consciência disso. Uma série de técnicas já em uso como o parto natural, treinamento esportivo, psicoterapia e técnicas pedagógicas avançadas, incluem exercícios de yoga, mesmo que sua origem seja desconhecida.

Em seguida, todos os presentes tiveram a oportunidade de realizar exercícios específicos de RYE, com exemplos práticos, relato de casos e desenvolvimento de criatividade, atestando que "yoga é a resposta para uma profunda necessidade de consciência coletiva em sua busca de adaptação à vida estressada que criamos para nós mesmos".

 
 

voltar